Mundo

Comissão Europeia anuncia plano de € 11 bi para Ucrânia e recuperação da Europa

Do total, 2 bilhões de euros serão concedidos "rapidamente" para a Ucrânia

Bandeiras da União Europeia tremulam em frente à sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, em 21 de agosto de 2020. REUTERS/Yves Herman (Yves Herman/Reuters Brazil)

Bandeiras da União Europeia tremulam em frente à sede da Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, em 21 de agosto de 2020. REUTERS/Yves Herman (Yves Herman/Reuters Brazil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de outubro de 2022 às 20h06.

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, anunciou um plano de 11 bilhões de euros para apoiar a Ucrânia pelo programa de Assistência Macrofinanceira (AMF), e para a recuperação da Europa, principalmente no contexto da pandemia. O acordo consiste em 5 bilhões de euros levantados a partir de um leilão de bônus com vencimento de sete anos, e outros 6 bilhões de euros arrecadados a partir de bônus com vencimento de 20 anos.

Do total, 2 bilhões de euros serão concedidos "rapidamente" para a Ucrânia.

Essa é a primeira parcela do total de 5 bilhões em empréstimos para o país por meio do AMF, como acordado em setembro deste ano.

"O financiamento da UE é uma expressão concreta de solidariedade com a Ucrânia e com os Estados-membros, que estão se recuperando da pandemia. Hoje, levantamos com sucesso e sob condições de mercado desafiadoras mais de 11 bilhões de euros", disse o comissário responsável pelo Orçamento e Administração da UE, Johannes Hahn.

Leia também:

Acompanhe tudo sobre:GuerrasUcrâniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Governo libanês ativa plano de emergência nacional após intensos bombardeios de Israel

Cruz Vermelha mobiliza todos os postos de ambulância no Líbano após ataques israelenses

Israel descarta incursão terrestre no Líbano e estabelece metas na ofensiva contra o Hezbollah

Suspeito de tentar matar Trump deixou carta com recompensa para quem 'terminasse o trabalho'