Mundo

Comissão da Câmara quer ouvir Mantega sobre a Vale

Ministro foi convidado para prestar esclarecimentos sobre a interferência do governo na empresa

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pode decidir se quer comparecer  (José Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pode decidir se quer comparecer (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2011 às 15h47.

Brasília - A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovou hoje um convite para que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, compareça à Casa para dar explicações sobre a suposta interferência do governo na empresa Vale. Como é convidado, Mantega não é obrigado a comparecer.

O requerimento é de autoria do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) e pretendia a convocação do ministro. Por acordo, porém, optou-se pelo convite. Não há data previamente estabelecida para a audiência.

O parlamentar afirma que desde 2009 existem pressões sobre a empresa para a destituição de Roger Agnelli do cargo de presidente. Ele destaca que, recentemente, foram divulgadas notícias de que o ministro tenta interferir diretamente no assunto.

"Entendemos absurda essa tentativa, haja vista tratar-se de empresa de capital privado e aberto. Preocupa-nos mais o fato de tal interferência prejudicar acionistas minoritários, que aguardam ansiosamente pelo resultado das discussões, uma vez que veem o preço de suas ações terem a performance afetada negativamente", diz Mendonça Filho. Reportagem do Estado informou que Mantega pedirá ao Bradesco, que é um dos maiores acionistas da empresa, que faça a substituição de Agnelli.

Acompanhe tudo sobre:CongressoEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasGovernoGuido MantegaMineraçãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosSiderúrgicasVale

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones