Mundo

Comércio exterior da China acelera em julho devido à forte demanda

Lyu Dailiang, porta-voz da GAC, observou que a operação econômica da China tem sido geralmente estável, com o comércio exterior mantendo uma tendência positiva desde o início do ano

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 21 de agosto de 2024 às 11h19.

Tudo sobreChina
Saiba mais

O comércio exterior da China alcançou 24,83 trilhões de yuans (US$ 3,46 trilhões) nos primeiros sete meses deste ano, registrando um aumento anual de 6,2%, de acordo com dados divulgados na quarta-feira pela Administração Geral de Alfândegas (GAC).

Lyu Dailiang, porta-voz da GAC, observou que a operação econômica da China tem sido geralmente estável, com o comércio exterior mantendo uma tendência positiva desde o início do ano.

No mesmo período, as exportações totalizaram 14,26 trilhões de yuans, um aumento de 6,7%; enquanto as importações foram de 10,57 trilhões de yuans, um aumento de 5,4%.

O forte crescimento foi atribuído a uma série de fatores, incluindo uma forte demanda interna, manufatura avançada e uma recuperação no comércio global.

A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) permaneceu como o maior parceiro comercial da China, com o volume de comércio bilateral atingindo 3,92 trilhões de yuans nos primeiros sete meses, um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior, representando 15,8% do comércio exterior total do país.

Apesar da disputa comercial em andamento após a imposição de tarifas provisórias sobre veículos elétricos chineses pela União Europeia, o comércio entre os dois lados ficou em segundo lugar, com 3,22 trilhões de yuans, seguido pelos EUA com 2,72 trilhões de yuans.

O comércio de mercadorias da China com os países participantes da Iniciativa do Cinturão e Rota aumentou 7,1%, alcançando 11,72 trilhões de yuans nos primeiros sete meses.

Produtos mecânicos e elétricos continuaram a dominar as exportações da China durante o período, representando quase 60% do total.

Em julho, o comércio exterior do país totalizou 3,68 trilhões de yuans, um aumento anual de 6,5%.

Os analistas expressaram otimismo em relação ao volume de comércio atual da China e suas perspectivas para o segundo semestre do ano. Isso é um bom sinal para a economia chinesa manter seu impulso de crescimento.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global

Acompanhe tudo sobre:ChinaBrasil-China

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino