Mundo

Começou a seguir Trump e JD Vance 'sem saber' no Instagram? Entenda o que está acontecendo

Motivo está na política adotada pelas redes sociais para contas institucionais do governo dos EUA

Usuários nas redes sociais reclamam de seguir automaticamente Donald Trump e JD Vance  (AFP/AFP)

Usuários nas redes sociais reclamam de seguir automaticamente Donald Trump e JD Vance (AFP/AFP)

Publicado em 22 de janeiro de 2025 às 10h26.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

Usuários das redes sociais relatam nesta semana que estão seguindo "automaticamente" os perfis de Donald Trump e seu vice, J.D. Vance, no Instagram e no Facebook.

O motivo está na política adotada pelas redes sociais para contas institucionais do governo dos EUA. Os perfis oficiais, como @POTUS (President of the United States) e @VP (Vice President), transferem automaticamente seus seguidores para os novos ocupantes dos cargos após a transição de governo. A migração ocorreu após a posse do 47º presidente dos Estados Unidos, realizada na segunda-feira, 20.

Muitos usuários, especialmente aqueles fora dos Estados Unidos, demonstraram insatisfação com a mudança automática. Nas redes sociais, foram compartilhados relatos em que as pessoas afirmaram estar seguindo Trump e Vance sem consentimento.

“Mesmo fora dos EUA, Instagram e outras redes sociais fazem você automaticamente seguir o Trump ou Vance. Por que isso está acontecendo, se você não está nos EUA? Bloqueie-os”, escreveu uma usuária no X.

No Brasil, até mesmo o falecido ator e humorista Paulo Gustavo, está seguindo Trump.

Esse procedimento, embora pouco conhecido, já havia ocorrido em outras transições presidenciais. Durante a posse de Joe Biden em 2021, seguidores das contas oficiais do governo Trump foram migrados para os perfis de Biden e sua vice, Kamala Harris. Agora, os seguidores de Harris passaram a acompanhar automaticamente o novo vice-presidente, JD Vance.

Contas arquivadas

Os antigos ocupantes dos cargos não perdem seu histórico digital. Postagens feitas durante a gestão de Biden e Harris foram transferidas para contas "arquivadas", como @POTUS46Archive e @VP46Archive. Esse formato preserva o conteúdo institucional sem o misturar com a gestão atual.

Já os perfis pessoais dos políticos permanecem independentes. Donald Trump, por exemplo, mantém sua conta @RealDonaldTrump, que conta com 31,1 milhões de seguidores, um número maior que o da conta oficial da presidência, com 19,1 milhões.

Caso os usuários prefiram não acompanhar as atualizações do presidente e vice dos EUA, basta acessar os perfis oficiais e selecionar a opção de deixar de seguir.
Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpJ.D. VanceRedes sociaisInstagram

Mais de Mundo

Trump promete nova tarifa de 10% sobre a China e ações asiáticas caem

Trump chama bispa de Washington de 'desagradável' e exige desculpas

Com encontro em Paris, Macron e Scholz buscam unidade para enfrentar Trump

Governo Trump pede que agências elaborem listas de funcionários 'fáceis de demitir'