Mundo

Começam novas negociações entre o Irã e as grandes potências

Elas devem propor uma leve flexibilização das sanções impostas ao Irã em troca da paralisação do enriquecimento de urânio a 20%


	Catherine Ashton, chefe da diplomacia da UE, e Saeed Jalili, chefe negociador iraniano: as grandes potências temem que o Irã desenvolva uma bomba atômica
 (Stanislav Filippov/AFP)

Catherine Ashton, chefe da diplomacia da UE, e Saeed Jalili, chefe negociador iraniano: as grandes potências temem que o Irã desenvolva uma bomba atômica (Stanislav Filippov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2013 às 09h12.

Almaty - O Irã e as grandes potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha) abriram nesta terça-feira uma nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano.

Segundo uma fonte do grupo 5+1, as principais potências devem propor uma leve flexibilização das sanções impostas ao Irã em troca da paralisação do enriquecimento de urânio a 20% e do fechamento da central subterrânea de Fordo.

A última rodada de negociações aconteceu em junho de 2012 em Moscou e foi interrompida quando o grupo 5+1 pediu ao Irã a suspensão do enriquecimento de urânio a 20%.

As grandes potências temem que o Irã produza a médio prazo urânio enriquecido a 90%, o que permitiria o desenvolvimento da bomba atômica.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaEnergiaDiplomaciaIrã - PaísEnergia nuclear

Mais de Mundo

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA

Trump diz que Ucrânia deve continuar lutando até recuperar todos os territórios tomados pela Rússia