Mundo

Começa retirada de combustível de piscina em Fukushima

A empresa que administra a central nuclear japonesa de Fukushima iniciou as operações de retirada de combustível nuclear da piscina do reator 4

Funcionários da Tepco retiram combustível nuclear da piscina do reator 4, em Fukushima: empresa afirma que vai retirar combustível usado, mais radioativo (Tepco/AFP)

Funcionários da Tepco retiram combustível nuclear da piscina do reator 4, em Fukushima: empresa afirma que vai retirar combustível usado, mais radioativo (Tepco/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 11h55.

Tóquio - A empresa que administra a central nuclear japonesa de Fukushima iniciou nesta terça-feira as operações de retirada de combustível nuclear da piscina do reator 4.

A Tokyo Electric Power (Tepco) explica em um comunicado que vai retirar combustível usado, o que dificulta ainda mais a tarefa, pois é mais radioativo que o combustível novo retirado na primeira fase.

A Tepco executou sem problemas, de 18 a 22 de novembro, a primeira fase da retirada de 22 unidades de combustível novo, das 1.533 (202 delas novas) que devem ser transportadas da piscina 4 para a piscina comum, considerada mais segura.

"Nós vamos agir da mesma forma que na primeira fase, mas com grandes precauções, já que o combustível usado é mais sensível", afirma o comunicado da empresa.

Esta é a operação mais delicada desde a estabilização das instalações nucleares em dezembro de 2011, seis meses depois do terremoto e maremoto que devastaram o nordeste do Japão.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasFukushimaTepcoUsinas nucleares

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'