Mundo

Começa desmantelamento de campo de refugiados em Calais

Duas máquinas de terraplanagem e empregados de uma empresa privada contratada pelo governo devem derrubar os precários abrigos


	Calais: vários migrantes se encontravam ainda presentes para recuperar pertences para se transferir a outro ponto um pouco mais distante
 (Pascal Rossignol / Reuters)

Calais: vários migrantes se encontravam ainda presentes para recuperar pertences para se transferir a outro ponto um pouco mais distante (Pascal Rossignol / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2016 às 09h32.

O desmantelamento da parte sul do acampamento de migrantes chamado "Selva", em Calais, norte da França, começou nesta segunda-feira, sob um forte dispositivo policial.

Duas máquinas de terraplanagem e empregados de uma empresa privada contratada pelo governo devem derrubar os precários abrigos.

No entanto, vários migrantes se encontravam ainda presentes para recuperar pertences para se transferir a outro ponto um pouco mais distante.

Na quinta-feira passada, a ordem de expulsão dos migrantes instalados na "Selva" de Calais foi validada pela Justiça.

O tribunal administrativo de Lille negou o recurso contra a ordem de evacuação apresentado por um grupo de pelo menos 250 imigrantes e dez associações.

O decreto ordenava a evacuação antes de terça-feira, 23 de fevereiro, mas o tribunal determinou um prazo maior para se pronunciar a respeito.

No texto, a juíza Valérie Quemener considerou que a insegurança, a insalubridade e a violência - sobretudo entre imigrantes e forças da ordem - justificam a medida de expulsão.

Na área, viviam "de 800 a 1.000 imigrantes", segundo a prefeitura, e 3.450, de acordo com as associações.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaFrançaRefugiados

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda