Mundo

Começa a nevar em Santa Catarina

O fenômeno durou cerca de 10 minutos na madrugada e nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira e está previsto para se repetir ao longo do dia


	O frio intenso combinado com umidade elevada é a combinação necessária para favorecer a queda de neve em áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná
 (Stock.xchng)

O frio intenso combinado com umidade elevada é a combinação necessária para favorecer a queda de neve em áreas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2013 às 11h39.

Florianópolis - Os primeiros flocos de neve do inverno de 2013 foram registrados na madrugada desta segunda-feira, 22, em São Joaquim, no Planalto Sul e em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.

O fenômeno durou cerca de 10 minutos na madrugada e nas primeiras horas da manhã, com acúmulo gerando alegria para os milhares de turistas que se deslocaram para a região para testemunhar a precipitação.

A previsão é de que ele venha a se repetir com mais intensidade no decorrer do dia em outras cidades das regiões mais altas do Estado. O primeiro registro de neve foi feito às 04h30 em São Joaquim.

Meia hora mais tarde, surpreendentemente, os operadores meteorológicos do aeroporto de Chapecó relataram a ocorrência de neve na cidade no momento em que a temperatura era de 3ºC. É raríssimo ocorrer neve em Chapecó. Pinhalzinho e São Miguel do Oeste, na mesma região, também tiveram registros de neve.

O frio intenso está sendo provocado por uma fortíssima onda de frio que chegou no Brasil entre a noite de domingo e madrugada de segunda-feira.

Até por volta das 6 horas da manhã, grande parte do Rio Grande do Sul, o Centro-Oeste e o Sul de Santa Catarina e do Paraná registraram temperaturas abaixo de 5ºC.

O frio intenso, combinado com a persistência da umidade elevada é a combinação necessária para favorecer a queda de neve ao longo do dia em áreas de planalto, serras de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná. Conforme meteorologistas da Climatempo, não estão descartadas as possibilidades de queda de neve na região de Curitiba. A última vez que caiu neve na cidade paranaense foi em 1975.

Acompanhe tudo sobre:ClimaFrioSanta Catarina

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos