Mundo

Combates no sudeste da Turquia matam quatro soldados

O primeiro soldado morreu por causa de um explosivo colocado na rua e outros três morreram no combate que se desencadeou posteriormente


	Confrontos: a cidade de Nusaybin situada na fronteira síria se encontra desde segunda-feira sob toque de recolher
 (Sertac Kayar / Reuters)

Confrontos: a cidade de Nusaybin situada na fronteira síria se encontra desde segunda-feira sob toque de recolher (Sertac Kayar / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2016 às 11h03.

Ancara - Quatro soldados morreram nesta segunda-feira em combates com simpatizantes da guerrilha curda do PKK na cidade de Nusaybin, situada na província de Mardin, no sudeste da Turquia, informa o jornal turco "Hürriyet".

O primeiro soldado morreu por causa de um explosivo colocado na rua e outros três morreram no combate que se desencadeou posteriormente, afirma o citado jornal.

A cidade de Nusaybin, de cerca de 100 mil habitantes, situada na fronteira síria, se encontra desde segunda-feira sob toque de recolher, e o Exército tenta desalojar dela os simpatizantes da guerrilha curda que montaram barricadas e cavaram fundações.

Há meses, jovens curdos, vinculados de forma ideológica ao proscrito Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK), se entrincheiraram em vários bairros das cidades do sudeste do país, e utilizam explosivos e armas leves contra as forças de segurança que tentam retomar o controle.

O Exército e gendarmaria fazem frente aos milicianos com tanques e fogo de artilharia, após impor toques de recolher.

Segundo o boletim militar de hoje, o Exército "neutralizou" (abateu ou capturou) ontem dez "terroristas" na cidade de Nusaybin, enquanto o resultado desde o início da operação há uma semana, é de 42 "neutralizados".

Segundo dados do esquerdista e pró-curdo partido HDP, o terceiro do parlamento, desde julho, quando começaram os enfrentamentos entre guerrilha curda e Forças Armadas, faleceram 487 civis durante os toques de recolher impostos nas cidades de Cizre, Silopi, Idil, Sirnak, Yüksekova, Nusaybin e no bairro Sul de Diyarbakir.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaTurquia

Mais de Mundo

Putin diz que Otan 'trava guerra' contra a Rússia e promete 'resposta contundente' à pressão externa

Trump decide que os EUA estão em 'conflito armado' formal com cartéis de drogas

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos