Mundo

Combates deixam 8 mortos na República Centro-Africana

Agitação teria sido a mais grave em vários meses em um país onde milhares de pessoas morreram e mais de 1 milhão fugiram


	Militante do grupo rebelde Seleka fuma um cigarro, próximo da fronteira da República Centro-Africana com o Congo
 (Goran Tomasevic/Reuters)

Militante do grupo rebelde Seleka fuma um cigarro, próximo da fronteira da República Centro-Africana com o Congo (Goran Tomasevic/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 16h51.

Bangui - Tiros e explosões soaram na capital da República Centro-Africana nesta quinta-feira em combates que deixaram pelo menos oito mortos e 25 feridos, afirmaram a Organização das Nações Unidas e a Cruz Vermelha no país.

A entidade Human Rights Watch disse que a agitação foi a mais grave em vários meses em um país onde milhares de pessoas morreram e mais de 1 milhão fugiram em dois anos de disputas por poder e recursos naturais.

Ruas ficaram vazias, lojas fecharam e jovens bloquearam estradas com barricadas em distúrbios que parecem se concentrar no bairro KM-5, predominantemente muçulmano. Soldados da missão francesa e de paz da ONU patrulhavam a área, disseram testemunhas.

O país, que é pobre apesar de reservas de ouro e diamantes, está mergulhado no caos desde que rebeldes muçulmanos, conhecidos como grupo seleka, tomaram o poder em março de 2013.

O governo seleka foi marcado por abusos que levaram a uma reação dos cristãos e da milícia conhecida como "anti-Balaka". A França enviou tropas para sua ex-colônia e uma força de paz africana existente foi reforçada.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGuerrasViolência política

Mais de Mundo

Congresso americano aprova cortes de US$ 9 bilhões em ajuda externa e para mídia pública

Raios deixam pelo menos 33 mortos na Índia

Acidente em mina de ouro deixa 18 pessoas soterradas na Colômbia

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'