Mundo

Combates com tanques na cidade sul-sudanesa de Malakal

O exército do Sudão do Sul e os rebeldes se enfrentavam em um combate com tanques

Exército sul-sudanês patrulha a cidade de Malakal: estes parecem ser os combates mais intensos desde o início dos confrontos no Sudão do Sul (Simon Maina/AFP)

Exército sul-sudanês patrulha a cidade de Malakal: estes parecem ser os combates mais intensos desde o início dos confrontos no Sudão do Sul (Simon Maina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2014 às 08h00.

Juba - O exército do Sudão do Sul e os rebeldes se enfrentavam nesta quarta-feira em um combate com tanques pelo controle da cidade petroleira de Malakal, quando completam dois meses do início do conflito no país.

A ONU informou sobre batalhas entre tanques no centro desta cidade estratégica, capital do estado do Alto Nilo (nordeste). Estes parecem ser os combates mais intensos desde o início dos confrontos no Sudão do Sul, no dia 15 de dezembro.

"Há combates intensos em Malakal", confirmou o porta-voz do Exército, Philip Aguer, que afirmou que os rebeldes liderados pelo ex-vice-presidente Riek Machar não tomaram o controle desta capital regional, ao contrário do que estes afirmam.

Os rebeldes lançaram um novo ataque na terça-feira para tentar retomar a cidade, que mudou de mãos em duas ocasiões desde o início do conflito.

O presidente Salva Kiir acusa Riek Machar e seus aliados de tentativa de golpe de Estado, uma acusação rejeitada por eles.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaSudãoViolência política

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada