Tanques ucranianos no norte de Donetsk (Genya Savilov/AFP)
Da Redação
Publicado em 27 de julho de 2014 às 09h45.
Kiev - Cerca de 30 civis morreram neste domingo atingidos por morteiros ou disparos de armas de fogo durante um combate entre forças do governo e milícias separatistas na cidade de Gorlovka, na Ucrânia, informou o site do jornal 'Ukrainska Pravda'.
Um dos projéteis caiu nos arredores da maternidade central da cidade, que fica a 20 quilômetros de Donetsk, principal reduto das milícias separatistas pró-Rússia que atuam no leste da Ucrânia.
'As pessoas se refugiam nos porões', disse o site, acrescentando que o combate começou nos arredores da cidade e seguiu em direção ao centro.
O porta-voz do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, coronel Andrei Lisenko, declarou hoje que as tropas do Exército e da Guarda Nacional estão nos arredores de Gorlovka, cujo controle é considerado essencial para a continuidade da ofensiva rumo a Donetsk.
Por sua vez, o comando da operações militares contra os separatistas denunciou também neste domingo que os insurgentes utilizam carros de combate com bandeira ucraniana para atingir bairros residenciais de Donetsk e outras cidades, para depois culpar as forças governamentais.