Mundo

Com ventos de mais de 180km/h, furacão Milton deixa mais de 3 milhões sem luz na Flórida

Tempestade havia destruído mais de 100 casas e poderia provocar ondas de até 4 metros de altura

Pessoas do lado de fora de casa em Fort Myers, um dos lugares mais atingidas pelo furacão (Chandan Khanna/AFP)

Pessoas do lado de fora de casa em Fort Myers, um dos lugares mais atingidas pelo furacão (Chandan Khanna/AFP)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 10 de outubro de 2024 às 05h59.

Última atualização em 10 de outubro de 2024 às 06h23.

O furacão Milton abriu um caminho de destruição após atingir nesta quarta-feira à noite a costa do Golfo da Flórida, chegando perto de Sarasota e atravessando o estado durante a noite. Os ventos chegaram a mais de 180km/h com chuvas pesadas. No início da semana, à medida que se aproximava do estado, sua velocidade se intensificou com a velocidade dos seus ventos chegando a 289 km/h.

Milton, inicialmente classificado como um furacão de categoria 5 (a mais destrutiva), foi rebaixado para 3 e agora, no início da quinta-feira, está colocado na categoria 1. Ao menos 27 tornados foram registrados na Flórida em razão do Milton.

A tempestade já havia inundado e castigado o estado durante boa parte da quarta-feira e desencadeado uma onda de tornados que causaram ainda mais danos e destruição. Mais de três milhões de pessoas estão sem energia na Flórida.

Por volta da meia-noite, a tempestade havia destruído mais de 100 casas, matado várias pessoas em uma comunidade de aposentados e arrancado o telhado do Tropicana Field, o estádio do time de beisebol Tampa Bay Rays. Inundações foram relatadas em ambas as costas, de Tampa a St. Augustine.


Os meteorologistas alertaram que a tempestade poderia provocar ondas de até 4 metros de altura, e um alerta de inundação estava em vigor em várias cidades na região da Baía de Tampa. Mais de 5,5 milhões de pessoas estavam sob alertas de tempestade e mais de 13 milhões sob alerta de inundação, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

Como está a Flórida agora

A última atualização do Serviço Nacional de Meteorologia mostrou o furacão a menos de 16km da costa leste, perto de Cabo Canaveral, movendo-se a 30km/h.

Mesmo depois que Milton se mover da costa da Flórida para o Oceano Atlântico, ele continuará a atingirá a costa leste do estado com ventos e chuvas intensos, e causará inundações generalizadas devido à tempestade.


A maioria dos condados da Flórida está em estado de emergência. Serviços de resgate foram suspensos em vários lugares pois não há segurança para agentes saírem às ruas.

De acordo com o National Weather Service, houve mais de duas dúzias de relatos de tornados ou danos relacionados a tornados da tempestade no estado. Um deles atingiu o Spanish Lakes Country Club Village em Fort Pierce, na costa leste, e matou várias pessoas, de acordo com a polícia.

Acompanhe tudo sobre:Furacões

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia