Mundo

Com Trump eleito, americanos buscam Canadá e Nova Zelândia

Americanos frequentemente prometem deixar o país se seu candidato não vencer a eleição, mas desta vez alguns estão, de fato, se preparando para fazer algo

Canadá: nas horas após a vitória de Trump, os norte-americanos estavam fazendo 10 vezes mais buscas para empregos no Canadá que a taxa das noites anteriores (Kevin Lamarque / Reuters)

Canadá: nas horas após a vitória de Trump, os norte-americanos estavam fazendo 10 vezes mais buscas para empregos no Canadá que a taxa das noites anteriores (Kevin Lamarque / Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de novembro de 2016 às 20h24.

Toronto/Wellington - O principal site de imigração do Canadá continuou fora do ar nesta quarta-feira e a Nova Zelândia divulgou um aumento de tráfego de norte-americanos em seu site para vistos de residência após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos.

Os norte-americanos frequentemente prometem deixar o país se seu candidato preferido não vencer a eleição, mas desta vez alguns estão, de fato, se preparando para fazer algo depois da vitória surpreendente na eleição de 8 de novembro.

Uma porta-voz do departamento de imigração do Canadá disse que o site caiu "como resultado do aumento significativo no volume de tráfego", durante os desdobramentos da eleição na noite de terça-feira.

Na Nova Zelândia, as autoridades de imigração disseram que o site New Zealand Now, que lida com vistos de estudo e residência, recebeu 1.593 registros de cidadãos norte-americanos desde 1º de novembro - 50 por cento a mais que um mês típico de registros em apenas sete dias.

Nas horas após a vitória de Trump, os norte-americanos estavam fazendo 10 vezes mais buscas para empregos no Canadá que a taxa das noites anteriores, disse o economista-chefe do site de empregos Indeed, Jed Kolko.

"É muito cedo para adivinhar quantos desses usuários farão uma mudança depois que o choque passar. Mas o salto nas buscas mostra que muitos norte-americanos ficaram surpresos pela vitória de Trump e estão pensando sobre suas opções em outros lugares", disse Kolko em declaração enviada por email.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDonald TrumpEleições americanasNova Zelândia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia