Mundo

Com melhora da economia, bancos aumentam previsão de PIB da China

A disposição para o consumo melhorou gradualmente, ao mesmo tempo em que a taxa de poupança também diminuiu, e espera-se que esse impulso positivo continue

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 25 de abril de 2024 às 09h00.

Última atualização em 25 de abril de 2024 às 09h12.

Após a divulgação dos dados macroeconômicos do primeiro trimestre da China, várias instituições estrangeiras, como o Deutsche Bank, Goldman Sachs e UBS, aumentaram suas expectativas de crescimento econômico para o ano de 2024. Olhando para o futuro, com a contínua recuperação econômica interna aliada aos esforços políticos, um ambiente macroeconômico estável e favorável será fornecido aos investidores estrangeiros, destacando ainda mais o valor de investimento a longo prazo em ativos denominados em moeda chinesa RMB.

Os dados divulgados recentemente pelo Escritório Nacional de Estatísticas mostram que, de acordo com cálculos preliminares, o Produto Interno Bruto (PIB) da China no primeiro trimestre cresceu 5,3% em termos reais em relação ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 1,6% em relação ao último trimestre do ano anterior.

A disposição para o consumo melhorou gradualmente, ao mesmo tempo em que a taxa de poupança também diminuiu, e espera-se que esse impulso positivo continue. Considerando todos os fatores, o Deutsche Bank aumentou sua previsão de crescimento do PIB da China para o ano de 2024 em 0,5 ponto percentual, para 5,2%.

O Goldman Sachs elevou sua previsão de crescimento do PIB da China para o ano de 2024 de 4,8% para 5,0%. O economista-chefe do Goldman Sachs na China, Shine Hui, destacou que, devido ao desempenho sólido do setor manufatureiro e à resistência do consumo doméstico, o ímpeto de crescimento econômico da China continua robusto, avançando firmemente em direção à meta de crescimento de cerca de 5% este ano.

Além disso, o DBS aumentou sua previsão de crescimento do PIB da China para o ano de 2024 de 4,5% para 5%, o Citigroup elevou sua previsão de crescimento do PIB da China para este ano de 4,6% para 5%, e o Banco Asiático de Desenvolvimento, UBS e Morgan Stanley também aumentaram suas expectativas de crescimento econômico para a China este ano.

Enquanto as instituições estrangeiras expressam sua confiança na economia chinesa, elas também estão otimistas em relação às oportunidades de investimento nos mercados financeiros e de capitais da China.

Fonte: xinhuanet.com

Acompanhe tudo sobre:ChinaEconomia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia