Mundo

Com crise dos refugiados, ajuda ao desenvolvimento cresce em 2016

Segundo dados da OCDE, as quantias destinadas a ajudar os refugiados cresceram 27,7% em 2016

Refugiados: os Estados Unidos continuam sendo o maior doador do mundo, com 33,6 bilhões de dólares (Win McNamee/Getty Images)

Refugiados: os Estados Unidos continuam sendo o maior doador do mundo, com 33,6 bilhões de dólares (Win McNamee/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 11 de abril de 2017 às 14h55.

A ajuda ao desenvolvimento concedida pelos países industrializados aumentou 8,9% em 2016 e chegou a 143 bilhões de dólares, devido, principalmente, à crise dos refugiados na Europa, segundo dados publicados nesta terça-feira pela OCDE.

As quantias destinadas a ajudar os refugiados, que vivem o maior deslocamento em massa de pessoas desde a Segunda Guerra Mundial, cresceram 27,7% em 2016, segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em um comunicado.

Excluindo-se essa categoria, no entanto, a ajuda ao desenvolvimento aumentou em 7,1%.

Os Estados Unidos continuam sendo o maior doador do mundo, com 33,6 bilhões de dólares de assistência ao desenvolvimento, seguido por Alemanha (24,7 bilhões) e Reino Unido (18 bilhões).

A posição dos Estados Unidos pode mudar. Em um projeto de orçamento do mês passado, o novo presidente Donald Trump propôs reduções expressivas da ajuda externa como parte de seu enfoque "America first" ("América primeiro").

A ajuda pública ao desenvolvimento teve um forte crescimento (+36,1%) na Alemanha. Este país duplicou a ajuda aos refugiados em um ano.

Em relação a essa categoria de ajuda, a Alemanha investiu 6,2 bilhões de dólares, muito mais do que os Estados Unidos (1,7 bilhão).

A OCDE informou que a ajuda bilateral para o grupo de países menos desenvolvidos caiu em 3,9% em relação a 2015, segundo dados preliminares.

A África se viu particularmente afetada por uma queda na assistência bilateral de 0,5%.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoOCDERefugiados

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia