Mundo

Com 20 pontos de vantagem, Trump lidera entre republicanos

Magnata tem 36% de apoio entre os eleitores registrados como republicanos ou independentes de tendência conservadora


	Donald Trump: na última terça-feira, uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac também apontava o republicano como líder
 (Dominick Reuter/AFP)

Donald Trump: na última terça-feira, uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac também apontava o republicano como líder (Dominick Reuter/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2015 às 14h21.

Washington - O magnata Donald Trump lidera uma nova pesquisa de intenção de votos entre os pré-candidatos republicanos à Casa Branca com 20 pontos de vantagem sobre o senador Ted Cruz, que está na segunda colocação.

Segundo a pesquisa da emissora "CNN", o polêmico Trump tem 36% de apoio entre os eleitores registrados como republicanos ou independentes de tendência conservadora, nove pontos percentuais a mais do que tinha no último levantamento, realizado em outubro.

Na segunda posição, com 16%, está Cruz, que ganhou 12 pontos percentuais desde a última pesquisa, seguido do neurocirurgião aposentado Ben Carson (14%) e do senador Marco Rubio (12%).

Cruz e Rubio, ambos de origem cubana, estão ganhando força à medida que a campanha eleitoral avança, em parte por suas boas atuações nos debates televisivos.

No extremo oposto está Jeb Bush, ex-governador da Flórida, considerado há meses como favorito a vencer a indicação republicana, com apenas 3% das intenções de votos na nova pesquisa da "CNN", cinco pontos percentuais a menos do que em outubro.

Carson, que empatou e inclusive superou Trump em várias pesquisas há algumas semanas, também parece estar perdendo terreno e nesta nova pesquisa ficou com oito pontos percentuais a menos do que o obtido na anterior realizada pela "CNN".

Nesta nova pesquisa, realizada entre os dias 27 de outubro e 1º de dezembro com 1.020 pessoas de todo o país e com uma margem de erro de 4,5%, quatro de cada dez entrevistados que se definem como republicanos veem Trump como o candidato "mais eficaz" na resolução dos problemas dos Estados Unidos.

Na última terça-feira, uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac também apontava Trump como líder, com 27% de apoio entre os eleitores republicanos, e seguido por Rubio, com 17%.

O jornal "The New York Times" publicou na terça-feira um artigo na qual fala do "pânico" que vivido atualmente dentro do Partido Republicano com a possibilidade "cada vez mais plausível" que Trump seja o indicado para disputar as eleições presidenciais de 2016.

Muitos funcionários do alto escalão, estrategistas e doadores do partido dizem "agora que temem que a indicação de Trump daria espaço para um massacre eleitoral, uma extensa derrota que poderia desfazer alguns dos lucros que os republicanos obtiveram em recentes eleições no Congresso, nos estados e nos municípios", diz o jornal. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA