Mundo

Colômbia tem 1º dia sem conflito armado em 2 anos

As Farc decretaram uma trégua unilateral que entrou em vigor dia 20 de julho


	As Farc decretaram uma trégua que entrou em vigor dia 20 de julho
 (Pedro Ugarte/AFP)

As Farc decretaram uma trégua que entrou em vigor dia 20 de julho (Pedro Ugarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2015 às 10h06.

Bogotá - A Colômbia viveu nesta quarta-feira seu primeiro dia sem registro de eventos relacionados com o conflito armado, violência política e crime organizado em mais de dois anos, afirmou uma instituição de investigação independente.

O Centro de Recursos para a Análise de Conflitos (CERAC) destacou em comunicado que, "pela primeira vez desde que começou a elaboração de seu Diário de Conflito e Paz em novembro de 2012, não registrou hoje nenhum evento violento de conflito armado, violência política e crime organizado na Colômbia".

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) decretaram uma trégua unilateral em vigor desde o último dia 20 de julho, ao que o governo colombiano respondeu com a suspensão dos bombardeios contra acampamentos dessa guerrilha, decisões que tentam diminuir a intensidade do conflito em meios às negociações de paz que acontecem em Cuba desde novembro de 2012.

Segundo o CERAC, é notório que pela primeira vez em mais de dois anos e meio a monitoração de violência realizada pela instituição "tenha encontrado um dia no qual só ocorreram atos de crime comum e não violência organizada com fins políticos, terroristas, de conflito ou violência instrumental de organizações criminosas".

O documento acrescenta que a instituição não antecipa explicações sobre a causa desta ausência de violência e que "só assinalamos que as formas de violência que mais contribuem às perdas humanas e ao prejuízo às pessoas não registraram eventos". 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcViolência política

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru