Mundo

Colômbia retoma negociações de paz com as Farc nesta semana

Objetivo é acabar com um conflito de quase meio século


	Analistas dizem que está claro que o conflito não pode ser resolvido apenas por meios militares 
 (Rusty Jarrett/Getty Images)

Analistas dizem que está claro que o conflito não pode ser resolvido apenas por meios militares  (Rusty Jarrett/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2012 às 13h54.

O governo da Colômbia e os rebeldes marxistas retomam as negociações de paz nesta semana com o objetivo de acabar com um conflito de quase meio século após uma ofensiva militar de dez anos contra a guerrilha não conseguir encerrar o confronto.

O presidente Juan Manuel Santos está tentando alcançar um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e trazer paz para a quarta maior economia da América Latina.

O antigo ministro da Defesa do país viu sua popularidade cair durante o ano passado ao lado do ex-presidente Álvaro Uribe, por muito tempo seu aliado próximo, levando à crítica de que Santos tem sido muito brando com as Farc. Mas um acordo de paz antes da eleição de 2014 poderia garantir um segundo mandato a Santos.

Analistas dizem que está claro que o conflito não pode ser resolvido apenas por meios militares e que o governo tem uma chance de negociar por um fim a partir de uma posição de força do que pela aniquilação dos rebeldes.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarc

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique