Mundo

Colômbia proíbe entrada de todos os estrangeiros por causa do coronavírus

Até então, somente viajantes de Ásia e Europa estavam proibidos no país

"Me permito informar ao país: a partir de 16 de março, está proibida a entrada no país de pessoas que não sejam cidadãos ou residentes da Colômbia", disse o presidente Iván Duque (AFP/AFP Photo)

"Me permito informar ao país: a partir de 16 de março, está proibida a entrada no país de pessoas que não sejam cidadãos ou residentes da Colômbia", disse o presidente Iván Duque (AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 15 de março de 2020 às 16h51.

Última atualização em 15 de março de 2020 às 20h57.

A Colômbia proibirá a partir de segunda o acesso de estrangeiros ao seu território como forma de tentar conter a epidemia do novo coronavírus, que deixou ao menos 34 contagiados em todo o país, informou neste domingo o presidente Iván Duque.

"Me permito informar ao país: a partir de 16 de março, está proibida a entrada no país de pessoas que não sejam cidadãos ou residentes da Colômbia", escreveu o presidente no Twitter.

Os colombianos e estrangeiros que vivem no país poderão entrar no território, embora tenham que ficar em "isolamento preventivo obrigatório de 14 dias" em suas casas, acrescentou.

A restrição não afeta as missões diplomáticas, ressaltou a ministra dos Transportes, Ángela Orozco, em coletiva de imprensa.

A medida amplia as decisões da última sexta, nas quais o presidente ordenou o fechamento da fronteira com a Venezuela e proibir a entrada dos viajantes estrangeiros procedentes ou que tenham estado na Europa ou na Ásia, principais focos do vírus.

A Colômbia registrou o primeiro caso de Covid-19 no último 6 de março, em uma jovem de 19 anos procedente da cidade italiana de Milão.

Desde então foram registrados 33 outros casos, entre eles o de uma turista americana de idade avançada que está hospitalizada na cidade de Cartagena.

As autoridades sanitárias tem alertado para o autocuidado, examinam dezenas de casos suspeitos e informaram estar fazendo visitas às pessoas que estão em isolamento.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaCoronavírus

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta