Mundo

Colômbia manda proposta de reforma política ao Congresso

O projeto do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, é uma tentativa de resposta às agências de classificação de risco Fitch e Standard & Poor's

Colômbia: a proposta de reforma aumenta a base tributária para pequenas empresas e eleva os impostos sobre alguns alimentos (Reuters)

Colômbia: a proposta de reforma aumenta a base tributária para pequenas empresas e eleva os impostos sobre alguns alimentos (Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de outubro de 2016 às 17h16.

Bogotá - O governo da Colômbia entregou ao Congresso uma proposta de reforma fiscal, que eleva os impostos do país para tentar preencher o déficit orçamentário, criado por preços mais baixos do petróleo.

O projeto do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, é uma tentativa de resposta às agências de classificação de risco Fitch e Standard & Poor's que, no início deste ano, alertaram que poderiam rebaixar as notas de crédito da Colômbia, a menos que o governo encontrasse uma maneira de aumentar a receita.

"Se não fizermos essa reforma, vamos ter problemas sérios", disse o ministro das Finanças, Mauricio Cardenas, em uma entrevista coletiva. "São decisões difíceis, mas temos agido de forma responsável", completou.

A proposta de reforma aumenta a base tributária para pequenas empresas e eleva os impostos sobre alguns alimentos, de 16% para 19%.

Nas próximas semanas, o Congresso irá debater o projeto, que também visa simplificar os impostos corporativos, enquanto promete prisão para os sonegadores. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaCongresso

Mais de Mundo

Trump assina ordens impondo tarifas de 25% para México e Canadá e 10% para a China

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado