Mundo

Colômbia garante Natal sem morte por embriaguez no trânsito

Autoridades realizaram 49.550 testes do bafômetro no país durante a noite de 24 de dezembro, dos quais apenas 421 foram positivas, disse general


	Colômbia: Natal terminou sem sequer um morto nas estradas do país por causa de motoristas em estado de embriaguez, graças a uma nova lei com duras sanções, disse general
 (John Coletti/Corbis/Latinstock)

Colômbia: Natal terminou sem sequer um morto nas estradas do país por causa de motoristas em estado de embriaguez, graças a uma nova lei com duras sanções, disse general (John Coletti/Corbis/Latinstock)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 17h18.

Bogotá - O Natal terminou sem sequer um morto nas estradas da Colômbia por causa de motoristas em estado de embriaguez, graças a uma nova lei com duras sanções, informou nesta quinta-feira o diretor de Trânsito da Polícia, o general Carlos Ramiro.

"Em 24 de dezembro e especialmente à noite não houve nenhum morto por acidentes de trânsito por direção em estado de embriaguez. Zero morte, isso é histórico e esperamos que se repita no dia 31 de dezembro", disse o general à imprensa.

Além disso, assegurou que o número de acidentes causados por motoristas embriagados caiu 83%, com apenas cinco casos em comparação aos 29 registrados em 2012.

As autoridades realizaram 49.550 testes do bafômetro no país durante a noite de 24 de dezembro, dos quais apenas 421 foram positivas, 60% a menos que em 2012, informou Ramiro.

Esses são os resultados da entrada em vigor da nova "Lei para a condução sob uso de álcool e de outras substâncias psicoativas", que contempla multas de até 28 milhões de pesos (R$ 34 mil) e o cancelamento da licença de dirigir.

Outros dados facilitados pela polícia sobre a noite de 24 de dezembro são 36 mortes violentas (em 2012 foram 87), 103 pessoas feridas e 185 detidas, 20 delas com ordem de prisão por homicídio.

Com pólvora, foram 16 os feridos, nove deles menores de idade, e a polícia apreendeu 273 quilos de material explosivo.

Além disso, foram registradas 5.396 rachas e a polícia apreendeu 61 armas de fogo e 1.821 armas brancas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaLegislaçãoMortesNatal

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado