Mundo

Colômbia emite alerta por risco de erupção de vulcão

As áreas de Caldas e Tolima, localizadas na região do Vulcão Nevado del Ruiz, no Sudoeste do país, estão sob alerta vermelho

Vista aérea de Tolima, na Colômbia:  nos últimos dias foram feitos vários sobrevoos na região para observar a situação geral (Jelvi/Wikimedia Commons)

Vista aérea de Tolima, na Colômbia: nos últimos dias foram feitos vários sobrevoos na região para observar a situação geral (Jelvi/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 07h14.

Brasília – O governo da Colômbia emitiu ontem (8) alerta vermelho para as áreas de Caldas e Tolima, localizadas na região do Vulcão Nevado del Ruiz, no Sudoeste do país. As autoridades advertem que os riscos de erupção aumentaram devido à chuva que atinge a região. Em março, foi emitido alerta laranja.

A Defesa Civil da Colômbia informou que nos últimos dias foram feitos vários sobrevoos na região para observar a situação geral. As aeronaves são equipadas com câmeras e pessoal especializado. O objetivo é monitorar a região 24 horas, observando as condições meteorológicas e a evolução dos fenômenos naturais na área.

Vários episódios marcam as erupções do Vulcão Nevado del Ruiz. Em novembro de 1985, houve uma avalanche que cobriu o município de Armero, em Tolima, matando cerca de 20 mil dos 29 mil habitantes.

De acordo com as autoridades, foi o pior desastre natural da história da Colômbia. Pelo menos 3 mil pessoas morreram em cidades vizinhas na sequência da avalanche. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDesastres naturaisVulcões

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia