Mundo

Colômbia declara alerta vermelho por incêndios florestais

O país sul-americano perdeu mais de 105.000 hectares em 2015 por causa de 4.700 incêndios florestais


	incêndio: O país sul-americano perdeu mais de 105.000 hectares em 2015 por causa de 4.700 incêndios florestais
 (REUTERS)

incêndio: O país sul-americano perdeu mais de 105.000 hectares em 2015 por causa de 4.700 incêndios florestais (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2015 às 21h00.

CALI - A Colômbia declarou alerta vermelho nesta segunda-feira devido ao aumento dos incêndios florestais como consequência das secas ocasionadas pelo fenômeno El Niño, que provocou o aumento das temperaturas entre 3 e 4 graus Celsius em várias regiões do país, disse o ministro do Meio Ambiente.

O país sul-americano perdeu mais de 105.000 hectares em 2015 por causa de 4.700 incêndios florestais, principalamente em áreas de floresta das três cadeias da Cordilheira dos Andes, revelou o ministro Gabriel Vallejo em entrevista coletiva.

"A situação é bastante desoladora. A época mais complexa e mais delicada está por vir", disse ele, insistindo que o El Niño está em uma etapa de desenvolvimento que se estende até o primeiro trimestre de 2016.

O alerta vermelho é um estado de alerta máximo dos bombeiros e os órgãos de socorro, apoiados por helicópteros militares, para extinguir as chamas.

O país, considerado o segundo com maior biodiversidade no mundo após o Brasil, tem mais de 59 milhões de hectares de florestas, mais da metade do seu território.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaIncêndiosSecas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia