Mundo

Colômbia anuncia que general Alzate será libertado no sábado

Presidente Juan Manuel Santos fez o anúncio durante seu discurso ao final de um fórum de empreendimento e equidade em Bogotá


	O presidente colombiano Juan Manuel Santos: "de acordo com os protocolos, isso poderá acontecer no sábado. Então no sábado teremos isso"
 (REUTERS/Jose Miguel Gomez)

O presidente colombiano Juan Manuel Santos: "de acordo com os protocolos, isso poderá acontecer no sábado. Então no sábado teremos isso" (REUTERS/Jose Miguel Gomez)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2014 às 16h01.

Bogotá - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta quarta-feira que o general Rubén Darío Alzate, sequestrado junto com dois acompanhantes pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), será libertado no próximo sábado.

Santos fez o anúncio durante seu discurso ao final de um fórum de empreendimento e equidade em Bogotá, onde disse ter a informação necessária para assegurar que a libertação do general, do cabo Jorge Rodríguez e da advogada Gloria Urrego não passará do próximo final de semana.

"E, por último, um anúncio de uma informação que acaba de me chegar, sobre o que muitos têm me perguntado, que quando é que vão libertar o general, a senhora e o cabo. De acordo com os protocolos, isso poderá acontecer no sábado. Então no sábado teremos isso", comentou.

O general foi sequestrado junto com seus acompanhantes no casario de Las Mercedes, em uma região remota do departamento de Chocó.

Minutos depois, Santos acrescentou no Twitter que ordenou a suspensão das atividades militares nessa região, em prol de permitir que uma equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que dirigirá a operação humanitária, tenha acesso à área para receber os libertados.

O general Alzate é o militar de mais alta patente já capturado pela guerrilha. Seu sequestro abriu a maior crise do processo de paz que o governo e as Farc mantêm há dois anos em Havana, e que Santos suspendeu por este incidente.

Por este motivo, ambas partes confiam que após a libertação do general e seus acompanhantes as negociações sejam retomadas em Cuba, onde já se alcançaram pré-acordos sobre três dos cinco pontos da agenda para assinar a paz.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaAmérica LatinaFarcSequestros

Mais de Mundo

Drone ucraniano provoca incêncio perto de 'palácio de Putin' no sul da Rússia

Deputado ucraniano assassinado no oeste do país

Navio de guerra americano entra no Canal do Panamá rumo ao Caribe

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais