Mundo

Colômbia anuncia apreensão de quase 2 toneladas de maconha

Quase duas toneladas de maconha foram apreendidas no nordeste da Colômbia, em uma operação da Polícia Antidrogas e do Exército colombianos

Maconha apreendida pela polícia colombiana (COLOMBIAN NATIONAL POLICE/AFP / STR)

Maconha apreendida pela polícia colombiana (COLOMBIAN NATIONAL POLICE/AFP / STR)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2016 às 18h13.

Bogotá - Quase duas toneladas de maconha foram apreendidas no nordeste da Colômbia, na fronteira com a Venezuela, em uma operação da Polícia Antidrogas e do Exército colombianos - anunciaram as autoridades nesta quinta-feira.

A droga foi descoberta em uma cabana nas montanhas do município de Abrego, no departamento Norte de Santander, onde se encontrou "1,7 tonelada de maconha prensada (...) e empacada, pronta para ser distribuída e comercializada", afirmou a Polícia Nacional em um comunicado.

Segundo a nota, a carga está avaliada em pelo menos US$ 52 mil e pertencia a aliados de uma dissidência da extinta guerrilha Exército Popular de Libertação (EPL).

O EPL foi dissolvido em 1991, depois de um acordo de paz com o governo. Alguns guerrilheiros se recusaram a entregar as armas. O mais famoso deles foi Víctor Navarro, o "Megateo", de 39 anos, morto em outubro no Norte de Santander. O governo americano oferecia uma recompensa de US$ 5 milhões por ele.

A Colômbia é o principal produtor mundial de folha de coca, base para a fabricação da cocaína. Segundo o mais recente informe das Nações Unidas, o país exportou 442 toneladas dessa droga em 2014.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaMaconhaVenezuela

Mais de Mundo

Lula afirma que ataque de Israel que matou 9 irmãos em Gaza é 'ato vergonhoso e covarde'

Novo grupo de 103 deportados dos Estados Unidos chega ao Brasil

Irã convoca encarregado de negócios da França após comentarios “insultantes” de chanceler

Cargueiro com 'mercadorias perigosas' sofre naufrágio na Índia