Mundo

Colômbia alerta sobre risco de erupção do Vulcão Galeras

País tem 15 vulcões ativos, e o Galeras entrou em erupção diversas vezes nos últimos anos

Vulcão Galeras, na Colômbia: abalos sísmicos e eliminação de gases indicam erupção (José Camilo Martínez/Wikimedia Commons)

Vulcão Galeras, na Colômbia: abalos sísmicos e eliminação de gases indicam erupção (José Camilo Martínez/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2011 às 07h22.

Brasília - O Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) divulgou o alerta laranja sobre o risco de erupção do Vulcão Galeras, no Sul do país. De acordo com o órgão, há ameaça de “erupção provável” nos próximos dias e até semanas. Segundo o instituto, o risco existe em decorrência das oscilações das atividades sísmicas na região.

De acordo com o instituto, houve pequenos sismos na região, do “tipo parafuso”, identificados pelo Ingeominas. Os técnicos fazem o alerta ainda para a eliminação de gases na área do vulcão. “Há uma dispersão para o Norte e forte cheiro de enxofre, gases nesse sentido. Esses gases são de origem magmática”, diz o comunicado publicado na página do instituto.

O instituto informou também que as mudanças apresentadas na sismicidade e os processos de desgaseificação observados, nesses últimos dias, são resultado da “intrusão de magma em nível superficial e podem refletir uma fase de resfriamento, cristalização e solidificação do material magmático”.

O Vulcão Galeras é um dos 38 existentes na Colômbia. Desses, 15 estão ativos. Nos últimos anos, houve vários registros de erupção do Galeras. O vulcão está na região de Pastro, no departamento (estado) de Nariños, e mede 4.276 metros acima do nível do mar.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDesastres naturaisVulcões

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia