Mundo

Colaborador de Berlusconi é preso no Líbano

O ex-senador Marcelo Dell'Utri, histórico colaborador do ex-primeiro-ministro da Itália, foi preso neste sábado em Beirute

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2014 às 14h07.

Roma - O ex-senador Marcelo Dell'Utri, histórico colaborador do ex-primeiro-ministro da Itália, foi preso neste sábado em Beirute pelas forças de segurança libanesas, confirmou à Agência Efe o Ministério do Interior em Roma.

A detenção de Dell'Utri foi anunciada pouco antes pelo próprio ministro italiano de Interior, Angelino Alfano, após um comício político em Roma.

"Foi capturado e agora se encontra em uma delegacia libanesa", afirmou Alfano.

Dell'Utri foi detido às 05h30 ( de Brasília) no hotel Intercontinental Phoenicia, em Beirute, e seu passaporte e uma "grande soma de dinheiro" foram apreendidos, segundo o jornal "La Repubblica".

A prisão de Dell'Utri aconteceu um dia depois de o Tribunal de Apelação de Palermo emitir uma ordem de prisão contra o co-fundador do partido Forza Itália de Berlusconi pelo possível risco de fuga, mas o mandado não pôde ser entregue por ele estar em paradeiro desconhecido.

O tribunal confirmou assim a sentença emitida em junho de 2010 e cancelada pelo Supremo em março de 2012, ao considerar que existia um "vazio de argumentação" para o período entre 1977 e 1982, pois nessa época Dell'Utri não trabalharia para Berlusconi, mas para outro empresário.

Nas motivações da nova sentença, os juízes indicaram que uma reunião realizada em maio de 1974 entre Dell'Utri e diferentes membros da máfia siciliana, como Stefano Bontade e Mimmo Teresi, serviu para carimbar o pacto de proteção de Berlusconi.

Além disso, consideraram que a reunião marcou o início de um pacto que "ligaria Berlusconi, Dell'Utri e Cosa Nostra (a máfia siciliana) até 1992" e que o falecido mafioso Vittorio Mangano foi contratado através do ex-senador para garantir a segurança do então empresário Berlusconi e não como cavalariço, como sempre se argumentou.

Na próxima terça-feira, a Corte Suprema se pronunciará sobre o recurso apresentado contra Dell"Utri à condenação de sete anos de reclusão por associação mafiosa. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticosPrisõesSilvio Berlusconi

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'