Mundo

COI votará inclusão de 5 novos esportes para Jogos de Tóquio

A admissão de beisebol/softbol, surfe, caratê, escalada e skate poderia representar a maior revolução recente do programa do evento


	Skate: para o skate, haverá modalidade 'street', feminino e masculino, e outra em parque fechado
 (David Paul Morris/Getty Images)

Skate: para o skate, haverá modalidade 'street', feminino e masculino, e outra em parque fechado (David Paul Morris/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2016 às 15h06.

Rio de Janeiro - A Assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI) votará nesta quarta-feira a admissão de cinco novos esportes para os Jogos de Tóquio, em 2020, no caso, beisebol/softbol, surfe, caratê, escalada e skate, que podem representar na maior revolução recente do programa do evento.

Caso a aprovação seja do "pacote completo", ou seja, da totalidade das modalidades, haverá aumento de 18 provas e de 474 atletas, sendo 210 mulheres e 264 homens.

A proposta inclui um torneio de beisebol (masculino), com seis seleções de 24 jogadores, e um de softbol (feminino), com o mesmo número de participantes com 15 atletas. No caratê, haverá competição entre mulheres, entre homens, de kata, ou seja, série de movimentos, com três pesos por sexo, e kumite, de combate.

Para o skate, haverá modalidade 'street', feminino e masculino, e outra em parque fechado, também para homens e mulheres.

A escalada teria 20 homens e 20 mulheres, em respectivas provas combinadas de escalada lateral ou de rochas até 8 metros de altura, além de velocidade e abertura de vias.

O surfe, por sua vez, também em competições masculina e feminina, será em 'shortboard'.

Atualmente, o programa olímpico, depois das inclusões de golfe e rúgbi para os Jogos do Rio de Janeiro, conta com 28 modalidades. As outras são: atletismo, badminton, basquete, handebol, boxe, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei, judô, luta, natação, pentatlo moderno, canoagem, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, vela e vôlei.

Na capital fluminense serão 306 disputas de medalha, sendo 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas. 

Acompanhe tudo sobre:BeisebolCOIEsportesGabriel MedinaOlimpíadasSkateSurfe

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos