Mundo

Coalizão xiita nomeia Abadi candidato a primeiro-ministro

A principal coalizão xiita no parlamento iraquiano anunciou nomeação de Haider al Abadi como candidato a premiê, no lugar do chefe do Executivo interino


	Nuri al-Maliki: não se sabe se a decisão conta com o sinal verde de Maliki
 (Mandel Ngan/AFP)

Nuri al-Maliki: não se sabe se a decisão conta com o sinal verde de Maliki (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2014 às 11h23.

Bagdá - A Aliança Nacional, principal coalizão xiita no parlamento iraquiano, anunciou nesta segunda-feira a nomeação de Haider al Abadi como candidato a primeiro-ministro no lugar do chefe do Executivo interino, Nuri al-Maliki.

O vice-secretário-geral do parlamento iraquiano, Badaa al Jabouri, explicou à Agência Efe que a aliança enviou um documento para a Câmara no qual oficializa a candidatura de Abadi, vice-presidente do parlamento iraquiano.

Horas antes, por meio Twitter, Abadi tinha afirmado que a Aliança Nacional estava "muito perto de definir um candidato".

Até o momento não se sabe se a decisão conta com o sinal verde de Maliki, cujo bloco, Estado de Direito -que conta com 95 cadeiras- é o mesmo de Abadi.

O vice-presidente do parlamento iraquiano viveu em Londres como opositor do regime de Saddam Hussein no exílio, até a queda do ditador em 2003, quando voltou ao seu país.

De 2003 a 2004, foi ministro de Telecomunicações da autoridade provisória da ocupação americana, e um ano depois foi designado conselheiro do primeiro-ministro no primeiro governo eleito nas urnas.

No parlamento, desde 2006 é presidente das comissões de Economia e de Finanças.

Acompanhe tudo sobre:IraqueIslamismoPolíticaXiitas

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique