Mundo

CNT/Sensus: Serra perde vantagem sobre Dilma no Sul

Na região Sul, Serra é apontado como candidato por 36,1% dos eleitores contra 34,9% de Dilma

O candidato do PSDB, José Serra: a região sul era a única em que o tucano liderava nas pesquisas (.)

O candidato do PSDB, José Serra: a região sul era a única em que o tucano liderava nas pesquisas (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - O candidato à Presidência da República José Serra (PSDB) perdeu vantagem sobre a adversária do PT, Dilma Rousseff, na Região Sul segundo pesquisa Sensus divulgada hoje pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A Região Sul era a única em que o candidato tucano liderava na pesquisa de intenção de voto.

Serra é apontado como candidato por 36,1% dos eleitores contra 34,9% de Dilma na Região Sul. A vantagem está dentro da margem de erro que é de 2,2% para mais ou para menos. Na última pesquisa Sensus/CNT, divulgada no fim de agosto, Serra ainda liderava com 47,8% das intenções de voto contra 35,7% de Dilma.

Dilma teve a vantagem sobre o adversário tucano ampliada no Nordeste, segundo o levantamento. Na última pesquisa, Dilma vencia a eleição por 62,1% contra 19,85% do tucano e 6,4% de Marina. Nesta sondagem, a petista foi a 69,2% da preferência do eleitorado, contra 17,2% de Serra e 4,5% de Marina. Na média nacional, Dilma venceria a eleição com 57,8% dos votos válidos.

Escolaridade
Quando divididos os eleitores por escolaridade, Dilma lidera em todas as faixas, com destaque para os entrevistados que cursaram até o curso primário, em que ela tem 56,9% das intenções de voto contra 22,9% de Serra e 6,7% de Marina Silva. Quanto maior a escolaridade do eleitor, menor a vantagem dela sobre Serra. Entre os entrevistados com nível superior, 37,7% apontaram voto em Dilma e 30,3% em Serra. Nessa faixa, Marina tem seu melhor desempenho: 18,2%.

Na divisão por renda familiar, a variação segue o mesmo padrão: quanto menor a renda, maior a vantagem da candidata petista. Na faixa do eleitorado que recebe até um salário mínimo, ela é apontada por 57,6%, contra 23,2% de Serra e 6% de Marina. Entre os entrevistados com renda familiar maior do que 20 salários mínimos, Dilma tem 38,1% da preferência, contra 36,7% de Serra e 5,6% de Marina.

Na divisão por gênero, Dilma Rousseff lidera entre homens (54,4% contra 25,6% de Serra) e mulheres (46,9% contra 27,1% do tucano). Marina Silva tem melhor desempenho entre as mulheres: 9 8% contra 7,9% entre os eleitores do sexo masculino.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 10 e 12 deste mês e ouviu 2 mil pessoas em 136 municípios de 24 Estados brasileiros. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 29.517/2010.

Conheça os 9 candidatos à Presidência da República

Leia mais notícias sobre José Serra

Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010José SerraOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPSDBPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos