Mundo

CNPE define este mês licitação de blocos de petróleo

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou hoje que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deverá definir, ainda neste mês, as áreas que serão oferecidas na 11ª rodada de licitações de blocos de exploração e produção de petróleo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A afirmação […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou hoje que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) deverá definir, ainda neste mês, as áreas que serão oferecidas na 11ª rodada de licitações de blocos de exploração e produção de petróleo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A afirmação foi feita hoje, durante abertura do 1º Seminário Brasileiro do Pré-sal.

Zimmermann reforçou que, neste leilão, serão oferecidos blocos no regime de concessão. Serão blocos de fora do pré-sal - em sua maioria, inclusive, em terra, com reservas menores. A reunião do CNPE deverá ser realizada na semana que vem e também terá como objetivo formalizar o preço final do barril a ser adotado na operação de capitalização da Petrobras. O governo vai ceder à empresa reservas de 5 bilhões de barris e, para isso, ainda depende da definição de preços desses barris.

Foram feitos dois trabalhos distintos de cálculo do valor. Um encomendado pela ANP, que deve ficar pronto amanhã, e outro encomendado pela Petrobras, que já está concluído, mas ainda não foi apresentado ao ministério de Minas e Energia. O preço final será determinado por meio da ponderação desses dois trabalhos e será ratificado pelo CNPE.

Durante sua palestra, Zimmermann afirmou ainda que as reservas totais do pré-sal, apesar de ainda não totalmente avaliadas, devem ser de pelo menos 50 bilhões de barris. Segundo ele, já em 2019 a produção diária do Brasil deverá superar à casa dos 5 milhões de barris. "O Brasil será exportador líquido de petróleo ou agregará valor a esse produto", disse.

Leia mais notícias relacionadas ao petróleo

Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCapitalização da PetrobrasDados de BrasilEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia