Mundo

CNBB espera que 1ª visita seja ao Rio de Janeiro

Para o Secretário Geral da instituição, Dom Leonardo Ulrich Steiner espera que a primeira viagem internacional do novo papa seja durante a Jornada Mundial da Juventude


	Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner: "uma honra e uma alegria receber o novo papa em sua primeira visita ao exterior"
 (Antonio Cruz/ABr)

Secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner: "uma honra e uma alegria receber o novo papa em sua primeira visita ao exterior" (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 11h39.

São Paulo - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) espera que a primeira viagem internacional do novo papa seja ao Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude, disse o Secretário Geral da instituição, Dom Leonardo Ulrich Steiner, nesta segunda-feira.

Segundo Dom Leonardo, os preparativos para o evento devem continuar normalmente apesar do anúncio da renúncia de Bento 16, e será "uma honra e uma alegria receber o novo papa em sua primeira visita ao exterior." "Vamos rezar para ter a presença do novo santo padre na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro", disse o religioso em entrevista à Reuters.

A Jornada Mundial da Juventude, organizada pela primeira vez em 1985 pelo papa João Paulo II, deve reunir milhões católicos, sobretudo jovens, de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

Sobre a renúncia de Bento 16, anunciada nesta segunda-feira, Dom Leonardo disse que, apesar de receber a notícia com surpresa, uma recente visita do papa ao túmulo de Celestino V, o último papa a renunciar, em 1294, já havia levantado dúvidas.

"Quando ficamos sabendo da visita, ficamos nos perguntando se havia uma surpresa. Sobre a renúncia em si, acho que o santo padre agiu de maneira consciente. O motivo, de não ter forças, é válido", disse Dom Leonardo.

O papa Bento 16 surpreendeu o mundo ao dizer que irá renunciar como líder da Igreja Católica em 28 de fevereiro por não ter mais as forças necessárias para realizar os deveres de seu ofício, tornando-se o primeiro pontífice desde a Idade Média a tomar decisão deste tipo.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIcidades-brasileirasIgreja CatólicaMetrópoles globaisPapasRio de Janeiro

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô