Mundo

CMAA inaugura primeira usina em Uberaba-MG

Além da Vale do Tijuco, a CMAA prevê mais duas unidades entre as cidades de Uberlândia, Veríssimo e Prata, todas no Triângulo Mineiro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Ribeirão Preto, SP - A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) inaugurou hoje a Usina Vale do Tijuco, em Uberaba (MG), a primeira de suas três unidades sucroalcooleiras previstas para serem construídas no Triângulo Mineiro. A planta deve moer 2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano na primeira fase, produzir 180 milhões de litros de etanol e gerar 140 mil megawatt-hora (MWh) de energia durante a safra. O investimento na usina atingiu R$ 300 milhões.

Além da Vale do Tijuco, a CMAA prevê mais duas unidades entre as cidades de Uberlândia, Veríssimo e Prata, todas no Triângulo Mineiro. A expectativa da companhia - controlada pela Pactual Capital Partners (PCP), a JF Citrus e o fundo norte-americano ZBI Ventures - é moer 12 milhões de toneladas de cana por ano, produzir 1 bilhão de litros de etanol e gerar 840 mil MWh, energia suficiente para abastecer uma cidade de 720 mil habitantes.

Na cerimônia de inauguração, da qual participou o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), o prefeito de Uberaba e ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto (PMDB), criticou o preconceito da região, tradicional polo pecuário e sojicultor, em relação à cana-de-açúcar. Adauto, no entanto, ligou o preconceito a um fator social, já que no modelo antigo o dono da usina era o proprietário da fábrica e da terra.

"Os moradores do município assistiam ao enriquecimento de apenas uma família, de fora", disse. "Agora, os acionistas vão receber de volta o dinheiro investido, mas estão dando oportunidade e condições para que os fazendeiros de Uberaba, Uberlândia e Veríssimo, possam também ganhar dinheiro", acrescentou o prefeito.

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisUsinasBiocombustíveis

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'