Mundo

Clima seco também é causado pelo homem

Tempo seco pode se intensificar com a degradação da natureza, causada pelo próprio homem


	São Paulo: situação poderia estar mais crítica caso não tivesse chovido em junho, o que é mais comum
 (Paulo Fridman/EXAME.com)

São Paulo: situação poderia estar mais crítica caso não tivesse chovido em junho, o que é mais comum (Paulo Fridman/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2012 às 17h51.

São Paulo - Nas últimas semanas, a baixa umidade do ar tem incomodado os moradores do estado de São Paulo. O clima extremamente seco irrita a pele, seca olhos e vias nasais, provoca tosse e chega a causar asma e rinite. A estiagem, que dura mais de 40 dias, também tem prejudicado as plantações.

O meteorologista Jose Carlos Figueiredo da Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, que fica em Bauru, explicou no programa de podcast da universidade, que entre abril e outubro é natural que o clima fique mais seco. Segundo ele, o estado de São Paulo tem praticamente duas estações: a úmida, da segunda quinzena de outubro ao final de março, e a seca, no resto do ano.

A questão é que o tempo seco pode se intensificar com a degradação da natureza, causada pelo próprio homem. "O problema é o que a gente fez com o meio ambiente. Nós, seres humanos, fazemos duas coisas gravíssimas: na época chuvosa nós sujamos e na época da seca, queimamos", afirmou. "Temos esse hábito de queimar. Aí não temos a umidade que as plantas poderiam passar para a gente".

Figueiredo ainda disse que a situação poderia estar mais crítica caso não tivesse chovido em junho, o que é mais comum. O podcast está disponível no site da Unesp.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticas

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos