Mundo

Clérigo diz que golpe na Turquia pode ter sido simulado

Fethullah Gülen insinuou que o golpe militar fracassado na Turquia pode ter sido orquestrado e simulado pelo próprio presidente do país

Retratos de Erdogan e de seu adversário, o pregador Fethullah Gülen (Ozan Kose/AFP)

Retratos de Erdogan e de seu adversário, o pregador Fethullah Gülen (Ozan Kose/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2016 às 18h22.

Washington - O líder da Aliança pelos Valores Compartilhados, o clérigo turco Fethullah Gülen, insinuou neste sábado, desde seu exílio nos Estados Unidos, que o golpe militar fracassado na Turquia pode ter sido orquestrado e simulado pelo próprio presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.

Em um breve discurso realizado em frente a sua residência em Saylorsburg, na Pensilvânia, Gülen, acusado pelo governo turco de ter sido responsável pelo golpe, afirmou que tomar o poder na força não é o caminho para a mudança na Turquia.

"Há uma leve possibilidade de ter sido um golpe encenado", afirmou Gülen, que voltou a negar sua participação no movimento fracassado na Turquia, que deixou mais de 160 mortos.

Dezenas de simpatizantes de Erdogan estão desde a noite de sexta-feira em frente à casa de Gülen protestando contra o clérigo e exigindo que ele seja extraditado e processado na Turquia.

Após ter conseguido retomar o controle do país, Erdogan afirmou que alguns dos militares envolvidos no golpe recebiam "ordens do personagem da Pensilvânia", em referência a Gülen.

O presidente turco hoje exigiu a extradição do clérigo aos EUA. Mais cedo, antes do pedido de Erdogan, o secretário de Estado americano, John Kerry, solicitou "provas legítimas" da participação do líder opositor no golpe de Estado.

Ex-aliado de Erdogan, Gülen se exilou nos EUA depois de o presidente turco o ter acusado de promover uma investigação por corrupção contra o seu governo em 2013. Desde então, o clérigo foi incluído na lista de terroristas mais procurados da Turquia. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticosTayyip ErdoganTurquia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'