Mundo

Ciudadanos apoiará moção contra Rajoy se não houver nova eleição

O secretário-geral do Ciudadanos, pediu que o povo seja ouvido diante dos recentes casos de corrupção envolvendo o partido do presidente

Rajoy: A condenação por corrupção liquidou o governo, disse o presidente do Ciudadanos (Stoyan Nenov/Reuters)

Rajoy: A condenação por corrupção liquidou o governo, disse o presidente do Ciudadanos (Stoyan Nenov/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de maio de 2018 às 11h35.

Valência - O Ciudadanos exigiu que o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy, convoque eleições antecipadas no país, ameaçando, caso isso não ocorra, apoiar a moção de censura apresentada pelos opositores do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) contra o líder do Partido Popular (PP).

O secretário-geral do Ciudadanos, José Manuel Villegas, explicou que a situação do governo e do PP, afetado por vários casos de corrupção, obriga que o povo seja ouvido e pediu para que Rajoy "não se esconda na inação".

O PSOE apresentou hoje uma moção de censura contra Rajoy depois de o PP ter sido condenado em um caso de corrupção. Villegas tinha afirmado anteriormente que não apoiaria o pedido se ele fosse apoiado por separatistas catalães, mas não descartou a hipótese de o Ciudadanos solicitar o afastamento do presidente do governo.

O presidente do Ciudadanos, Albert Riviera, também afirmou que Rajoy deve convocar eleições ou o partido apoiará uma moção de censura para afastá-lo do cargo, sem citar o PSOE.

"A condenação por corrupção liquidou o governo", disse Rivera.

"Precisamos de um governo limpo e forte, que enfrente o desafio separatista. Apoiamos a solução democrática: ou Rajoy convoca eleições ou o Congresso com a moção instrumental. O futuro será decidido pelos espanhóis", escreveu Riviera no Twitter.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEspanha

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher