Mundo

Cinzas cancelam voos na Argentina e no Uruguai

Vulcão chileno Puyehue voltou a expelir cinzas em 4 de junho, pela primeira vez em cinco décadas

Cinzas têm causado problemas intermitentes no tráfego aéreo do Cone Sul (Claudio Santana/AFP)

Cinzas têm causado problemas intermitentes no tráfego aéreo do Cone Sul (Claudio Santana/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2011 às 14h24.

Buenos Aires - Nuvens de cinza do vulcão chileno Puyehue provocaram o cancelamento de voos hoje em aeroportos na capital do Uruguai e da Argentina. Diversos voos internacionais e locais estavam atrasados ou haviam sido cancelados em Buenos Aires, informou a autoridade aeroportuária Aeropuertos Argentina 2000 em seu site (www.aa2000.com.ar).

O Puyehue voltou a expelir cinzas em 4 de junho, pela primeira vez em cinco décadas. Desde então, tem causado problemas intermitentes no tráfego aéreo do Cone Sul. Voos em cidades como Montevidéu, Santiago e no sul do Brasil tiveram de ser adiados pelas cinzas vulcânicas que se espalharam pelo Hemisfério Sul, chegando a atrapalhar as rotas aéreas na Austrália e na Nova Zelândia.

O cancelamento de voos nesta sexta-feira atrapalha também os passageiros que chegam à Argentina para a Copa América, que vai até o dia 24 e é acompanhada por milhares de torcedores. O torneio regional de futebol é realizado em várias cidades argentinas.

Em Montevidéu, mais de 20 voos foram cancelados pelas cinzas, disseram funcionários no Aeroporto Internacional de Carrasco. A maioria tinha como destino Buenos Aires ou era oriunda da capital argentina, porém as partidas para locais como Lima e Porto Alegre também estavam canceladas.

Meteorologistas disseram que o tráfego aéreo deve ser afetado pelo restante da sexta-feira nas duas cidades. As províncias no sudoeste da Argentina, entre elas Rio Negro e Neuquén, estão em estado de emergência por causa dos seguidos danos causados por uma grande coluna de cinzas vulcânicas do Puyehue. O vulcão fica nos Antes, 870 quilômetros ao sul de Santiago e perto da fronteira argentina. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAmérica LatinaArgentinaChileDesastres naturaisSetor de transporteTransportesUruguaiVulcões

Mais de Mundo

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história