Singapura: antiga colônia e porto britânico, é hoje uma cidade-estado de 5,5 milhões de habitantes (ROSLAN RAHMAN/AFP Photo)
Da Redação
Publicado em 9 de agosto de 2015 às 10h21.
Singapura - Singapura completa neste domingo meio século de independência transformada em uma das economias mais prósperas do mundo e no principal centro financeiro e de comércio do Sudeste Asiático.
Os alto-falantes do sistema de emergência emitiram no começo da manhã o discurso do dia 9 de agosto de 1965 onde o então primeiro-ministro Lee Kuan Yew anunciava a separação da cidade-estado da Federação Malásia.
O sistema de transporte público é gratuito durante todo o dia a fim de facilitar o deslocamento do povo que quiser presenciar os shows, atividades esportivas e outros eventos realizados ao longo deste pequeno país.
Um dos eventos principais para comemorar a data será o desfile nacional no qual participam o Exército e outros membros das autoridades pelo centro da cidade.
As Forças Aéreas com uma dezena de caças e um avião A-380 da companhia Singapore Airlines sobrevoarão a cidade recriando as cores da bandeira cingapuriana.
No fim do dia, os monumentos e prédios mais relevantes vão ser tingidos de vermelho e começará, na famosa baía de Marina, um grande espetáculo pirotécnico que encerrarão os festejos.
A celebração do 50º Dia Nacional, além disso, serve para render último tributo a Lee Kuan Yee, que morreu em março passado aos 91 anos, e considerado o pai fundador da moderna Singapura.
Singapura, antiga colônia e porto britânico, é na atualidade uma cidade-estado de 5,5 milhões de habitantes que nas últimas cinco décadas se transformou em uma economia pujante e maior centro financeiro do Sudeste Asiático.