Mundo

Cineasta ligado à oposição é preso na Síria

Nairabiya, de 35 anos, é parte de uma nova geração de cineastas sírios que desafiou as restrições culturais do regime de Bashar al Assad

Sírios protestam no bairro Shaar, em Aleppo: rebeldes dominaram posto estratégico que lhes permite enviar munições a companheiros que estão na segunda maior cidade do país (Pierre Torres/AFP)

Sírios protestam no bairro Shaar, em Aleppo: rebeldes dominaram posto estratégico que lhes permite enviar munições a companheiros que estão na segunda maior cidade do país (Pierre Torres/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2012 às 19h01.

Amã - Forças de segurança da Síria prenderam um documentarista que ajudou pessoas que perderam suas casas ou empregos devido à repressão contra a atual rebelião no país, disseram amigos dele na sexta-feira.

Arwa Nairabiya, fundador do festival de documentários Damascus Dox Box, foi preso na quinta-feira à noite no aeroporto de Damasco, de onde pretendia embarcar para o Cairo, segundo colegas e amigos.

Nairabiya, de 35 anos, é parte de uma nova geração de cineastas sírios que desafiou as restrições culturais do regime de Bashar al Assad.

"Parece que é crime estabelecer um movimento cinematográfico independente na Síria", disse o cineasta Ahmad Malas em declaração por vídeo gravada fora da Síria.

Um amigo dele em Damasco disse, sob anonimato, que teme pela segurança do documentarista. "Rezamos para que Arwa saia de lá bem. O regime tem sido brutal com os intelectuais da Síria." (Por Khaled Yacoub Oweis)

Acompanhe tudo sobre:DitaduraGuerrasSíria

Mais de Mundo

Candidatos a vice nos EUA fazem ataques a Kamala e Trump mas mantêm tom cordial

"O planeta e seus habitantes precisam ser escutados e atendidos", afirma presidente da EFE

América Latina demanda progresso sustentável que melhore a vida das pessoas, diz Espanha

Fórum Latino-Americano de Economia Verde abre com pedido de sustentabilidade com urgência