Mundo

Cientista francês é condenado por relações com Al Qaeda

Adlène Hicheur, de 35 anos, foi detido em 8 de outubro de 2009 após ser descoberto que trocava e-mails com um responsável da AQMI

O acusado negou as acusações, mas admitiu o contato com Debchi e o relacionou com um momento pessoal negativo que coincidiu com uma licença médica (Getty Images)

O acusado negou as acusações, mas admitiu o contato com Debchi e o relacionou com um momento pessoal negativo que coincidiu com uma licença médica (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2012 às 13h52.

Paris - Um cientista nuclear franco-argelino, que trabalhava para o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN) em Genebra, foi condenado nesta sexta-feira a quatro anos de prisão por suas ligações com a Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI).

Adlène Hicheur, de 35 anos, foi detido em 8 de outubro de 2009 após ser descoberto que trocava e-mails com um responsável da AQMI. Nas mensagens, o cientista citava a possibilidade de cometer atentados terroristas.

Os investigadores interceptaram até 35 e-mails com Mustapha Debchi, nos quais o cientista se mostrava disposto a identificar alvos de atentados, um deles uma base militar onde eram formados soldados para ir ao Afeganistão. Diante disso, a Promotoria considerou Hicheur como um "conselheiro técnico de atentados".

O acusado negou as acusações, mas admitiu o contato com Debchi e o relacionou com um momento pessoal negativo que coincidiu com uma licença médica.

"Acho que já paguei por isso", afirmou o acusado no encerramento do julgamento, após passar dois anos e meio em detenção provisória. Além disso, Hicheur denunciou o tratamento policial e imprecisões na investigação. 

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaTerrorismoEnergiaIslamismoAl QaedaEnergia nuclear

Mais de Mundo

Exército dos EUA ataca lanchas no Pacífico

Mais de um milhão de pessoas se 'autodeportaram' dos EUA em 2025

Cristina Kirchner vive ‘morte lenta’ na política, diz analista argentino

Furacão Melissa: tempestade atinge Jamaica com ventos de 280 km/h