Mundo

Cidades terão mais 2,5 bilhões de habitantes até 2050

Segundo relatório da ONU, mais de metade dos 7 bilhões de habitantes do mundo vive em áreas urbanas


	Pedestres atravessam a rua no distrito comercial de Ginza, em Tóquio, no Japão
 (Toru Hanai/Reuters)

Pedestres atravessam a rua no distrito comercial de Ginza, em Tóquio, no Japão (Toru Hanai/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2014 às 15h58.

Nações Unidas - Mais de metade dos 7 bilhões de habitantes do mundo vive em áreas urbanas e as principais "megacidades' - com mais de 10 milhões de moradores - são Tóquio, Nova Délhi, Xangai, Cidade do México, Mumbai e São Paulo, de acordo com um relatório das Nações Unidas divulgado nesta quinta-feira.

A expectativa é que essa proporção dê um salto, de modo que mais de 6 bilhões de pessoas passem a viver em áreas urbanas até 2045.

Na realidade, a urbanização, combinada com o crescimento geral da população, vai elevar o número de pessoas nas cidades em 2,5 bilhões ao longo das próximas três décadas e boa parte desse crescimento se dará em países em desenvolvimento, especialmente na África.

Índia, China e Nigéria responderão por 37 por cento do crescimento projetado nas próximas três décadas, com a Índia acrescentando 404 milhões de pessoas às cidades, a China, 292 milhões, e a Nigéria 212 milhões até 2050.

O grande desafio para esses países será atender às necessidades de sua crescente população urbana em serviços básicos como educação, assistência à saúde, habitação, infraestrutura, transporte, energia e emprego.

"Administrar áreas urbanas se tornou um dos desafios mais importantes do desenvolvimento no século 21", disse John Wilmoth, diretor da Divisão de População no Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.

A população urbana cresceu tão depressa que, enquanto em 1990 havia somente dez megacidades, hoje há quase três vezes mais: 28 no mundo todo.

Dezesseis delas ficam na Ásia e quatro na América Latina. África e Europa têm três cada uma enquanto que na América do Norte há duas.

Tóquio é a cidade mais populosa do mundo, com 38 milhões de habitantes, seguida de Délhi, com 25 milhões, Xangai, com 23 milhões, e Cidade do México, Mumbai e São Paulo, cada qual com cerca de 21 milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:CidadesCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoONUUrbanismo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia