Mundo

Cidades da Califórnia veem chance para faturar com maconha

A proposição 64 fixaria tributos estatais sob o cultivo e a venda da maconha. Mas também permitiria à jurisdição local acrescentar tributos próprios

Maconha: medida será colocada em votação na próxima terça-feira (foto/Getty Images)

Maconha: medida será colocada em votação na próxima terça-feira (foto/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 5 de novembro de 2016 às 12h07.

San Francisco - Californianos devem aprovar uma medida no dia das eleições legalizando a maconha recreativa, e o horizonte tem cidades e condados enxergando sinais de dólar.

A proposição 64 fixaria tributos estatais sob o cultivo e a venda da maconha. Mas também permitiria à jurisdição local acrescentar tributos próprios, algo que muitas cidades e condados disseram que pretendem fazer.

Economistas alertam que colocar impostos e taxas em uma indústria nascente pode ser um tiro no pé, estimulando o mercado negro e empurrando o negócio da maconha para cidades onde a operação é mais barata.

Para muitas autoridades em toda a Califórnia, no entanto, a promessa de uma nova receita para preencher furos no orçamento e financiar serviços é muito sedutora para ser descartada.

Mais de 60 medidas de maconha local irão aparecer em votos por toda a Califórnia na eleição de terça-feira. Em Monterey, condado pitoresco ao longo da costa central do estado, autoridades dizem que novas taxas e impostos sobre a maconha, caso aprovados, podem trazer 30 milhões de dólares, quase o dobro do déficit de orçamento do condado, de 16 milhões de dólares.

 

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEstados Unidos (EUA)Maconha

Mais de Mundo

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres

Donald Trump considera processo contra Jerome Powell por reforma do Fed e políticas monetárias