Mundo

Cidades da Califórnia veem chance para faturar com maconha

A proposição 64 fixaria tributos estatais sob o cultivo e a venda da maconha. Mas também permitiria à jurisdição local acrescentar tributos próprios

Maconha: medida será colocada em votação na próxima terça-feira (foto/Getty Images)

Maconha: medida será colocada em votação na próxima terça-feira (foto/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 5 de novembro de 2016 às 12h07.

San Francisco - Californianos devem aprovar uma medida no dia das eleições legalizando a maconha recreativa, e o horizonte tem cidades e condados enxergando sinais de dólar.

A proposição 64 fixaria tributos estatais sob o cultivo e a venda da maconha. Mas também permitiria à jurisdição local acrescentar tributos próprios, algo que muitas cidades e condados disseram que pretendem fazer.

Economistas alertam que colocar impostos e taxas em uma indústria nascente pode ser um tiro no pé, estimulando o mercado negro e empurrando o negócio da maconha para cidades onde a operação é mais barata.

Para muitas autoridades em toda a Califórnia, no entanto, a promessa de uma nova receita para preencher furos no orçamento e financiar serviços é muito sedutora para ser descartada.

Mais de 60 medidas de maconha local irão aparecer em votos por toda a Califórnia na eleição de terça-feira. Em Monterey, condado pitoresco ao longo da costa central do estado, autoridades dizem que novas taxas e impostos sobre a maconha, caso aprovados, podem trazer 30 milhões de dólares, quase o dobro do déficit de orçamento do condado, de 16 milhões de dólares.

 

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaEstados Unidos (EUA)Maconha

Mais de Mundo

Assessores de Trump cogitaram encerrar contratos com a SpaceX, de Musk, diz jornal

Coreia do Sul tem mortos e desaparecidos após chuvas

Israel mata 19 palestinos que aguardavam distribuição de ajuda em Gaza

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana