Mundo

Cidade na Dakota do Norte é esvaziada após colisão de trem

Casselton foi esvaziada depois que um trem que transportava petróleo colidiu com outro comboio

Nuvem de fumaça após colisão de dois trens provocar explosões próximo da cidade de Casselton, Dakota do Norte (Michael Vosburg/Forum News Service/Reuters)

Nuvem de fumaça após colisão de dois trens provocar explosões próximo da cidade de Casselton, Dakota do Norte (Michael Vosburg/Forum News Service/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2013 às 15h32.

A maior parte de uma pequena cidade no Estado norte-americano da Dakota do Norte foi esvaziada depois que um trem que transportava petróleo colidiu com outro comboio que havia descarrilado, disseram autoridades nesta terça-feira.

O xerife do condado de Cass, Paul Laney, disse à emissora CNN que de 10 a 12 vagões do trem da BNSF Railway que levava petróleo ainda estavam pegando fogo 1,6 quilômetro a oeste da cidade de Casselton. Não havia feridos.

Cerca de 65 por cento dos 2.300 moradores deixaram suas casas após um alerta não obrigatório para sair da região, disse Laney, acrescentando que as autoridades locais haviam realizado exercícios para tais emergências.

"As principais regiões que são reais áreas perigosas com as quais estávamos preocupados estão vazias", disse ele.

O vento de oeste deverá mudar de direção e empurrar a fumaça para longe da cidade. Funcionários poderão, então, decidir quando os moradores poderão voltar para casa, disse Laney.

Na segunda-feira, o trem da BNSF colidiu com um comboio de 112 vagões que transportava soja e havia descarrilado. O acidente incendiou cerca de 21 vagões e não havia feridos, afirmou a empresa, que é uma unidade da Berkshire Hathaway, em comunicado.

Segundo o documento, equipes de emergência e de materiais perigosos da empresa foram enviadas ao local.

Foi o mais recente de uma série de acidentes que chamou a atenção para o crescente tráfego de petróleo por via ferroviária da produção de óleo de xisto dos campos de Bakken, na Dakota do Norte. Mais de dois terços da produção de petróleo do Estado são transportados por trens.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-tremEnergiaPetróleoTransportesTrens

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA