Mundo

CicloFaixa de Curitiba deve ser inaugurada no final de outubro

Destinada ao lazer, ela conta com quatro quilômetros de extensão no centro da cidade e funcionará aos domingos e feriados

Capital do Paraná recebe o "Circuito Ciclístico", modelo inspirado nas ciclovias de São Paulo  (Adriano Aurelio Araujo/Flickr)

Capital do Paraná recebe o "Circuito Ciclístico", modelo inspirado nas ciclovias de São Paulo (Adriano Aurelio Araujo/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 16h23.

São Paulo - Curitiba se prepara para inaugurar a CicloFaixa de lazer. As alterações na sinalização de trânsito da cidade já começaram a ser feitas e a previsão é de que o primeiro trecho seja inaugurado no dia 23 de outubro.

O modelo aplicado à capital do Paraná foi inspirado nas ações de incentivo ao uso da bicicleta em São Paulo e foi batizado de Circuito Ciclístico. As faixas destinadas exclusivamente aos ciclistas serão pintadas do chão, na pista da esquerda das ruas que compões a rota.

O primeiro trajeto tem quatro quilômetros e está localizado na região central de Curitiba, no entanto existe o projeto de ampliar este alcance para outros bairros da cidade. Assim como em São Paulo, a faixa irá funcionar somente aos domingos e feriados, já que é destinada ao lazer, mesmo que tenha embutida nela a proposta de incentivar o uso da bicicleta como alternativa ao transporte urbano.

Uma das preocupações dos ciclistas curitibanos é em relação à posição ocupada pela ciclofaixa, que foi pintada ao lado esquerdo das faixas de automóveis. No entanto, a prefeitura argumentou que a escolha se deu justamente para proporcionar maior segurança aos ciclistas da cidade.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTransporte e logísticaBicicletasParaná

Mais de Mundo

'Tudo o que fiz foi PERFEITO': Trump comemora após corte de NY anular multa bilionária por fraude

Uganda confirma acordo com EUA para transferir imigrantes em situação irregular

Europa deve assumir 'maior parte do fardo' da segurança da Ucrânia, diz vice de Trump

Egito acusa Israel de ignorar proposta de trégua em Gaza aceita pelo Hamas