Osama bin Laden: Hamza bin Laden, filho mais velho, É escolhido para dar sequência ao legado do pai (Getty Images/Getty Images)
EFE
Publicado em 2 de novembro de 2017 às 15h33.
Última atualização em 2 de novembro de 2017 às 15h46.
Washington - A imprensa dos Estados Unidos divulgou nesta quinta-feira um vídeo caseiro com imagens de Hamza bin Laden, filho mais velho de Osama bin Laden e escolhido para dar sequência ao legado do pai no comando da Al Qaeda.
O vídeo é um dos 470 mil documentos tornados públicos pela Agência Central de Inteligência (CIA) ontem. Ele foi obtido pelas Forças Especiais dos EUA em 1º de maio de 2011 durante a operação de captura do terrorista, que acabaria sendo morto em seu esconderijo em Abbottabad, no Paquistão.
Apesar da antiguidade das imagens, Hamza aparece vestido de branco no que parece ser uma celebração familiar. Estão presidente várias crianças, mas o vídeo foi considerado valioso por mostrar, pela primeira vez, o filho de Bin Laden já adulto.
Em uma série de cartas interceptadas pelos agentes americanos, Osama expressava o desejo de que Hamza recebesse uma educação religiosa, para assim poder liderar a Al Qaeda no futuro.
Inicialmente, Saad bin Laden era o herdeiro do pai no comando da organização terrorista, mas ele acabou morto em um ataque por drones no Paquistão. Dessa forma, Hamza, dez anos mais jovem que o primogênito de Osama, foi nomeado para a função.
O vídeo é um dos milhares de documentos divulgados pela CIA desde ontem. Os arquivos podem ser consultados no site da agência.
Entre esses documentos está o diário pessoal de Osama. Em 228 páginas manuscritas é possível ler as reflexões do líder terrorista em vários assuntos, um deles a Primavera Árabe.
Além disso, a coleção inclui arquivos de áudio de alguns de seus discursos e filmes que estavam no computador pessoal de Osama.
Veja o vídeo, publicado pela agência de notícias Associated Press no YouTube: