Mundo

CIA teve arquivos secretos sobre Noam Chomsky, diz FP

Depois de negar por anos, a agência de inteligência dos Estados Unidos cede documentos que mostram como ela investigava os passos de Chomsky, um dos nomes mais conhecidos da esquerda americana


	Noam Chomsky: linguista famoso e destaque da esquerda americana, ele foi investigado pela CIA durante as décadas de 1960 e 1970.
 (William B. Plowman/Getty Images)

Noam Chomsky: linguista famoso e destaque da esquerda americana, ele foi investigado pela CIA durante as décadas de 1960 e 1970. (William B. Plowman/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2013 às 09h17.

São Paulo – A revista norte-americana Foreign Policy obteve documentos que mostram pela primeira vez que a agência de inteligência dos Estados Unidos tinha um arquivo secreto dedicado ao professor Noam Chomsky, do MIT, talvez o maior linguista de sua geração.  Ele se destacou fora da academia por seu ativismo contrário à Guerra no Vietnã e por sua militância de esquerda.

Por anos, a CIA negou que guardasse documentos sobre Chomsky, mas a revista fez um pedido com base no Ato de Liberdade de Informações para o FBI por registros oficiais entre a CIA e o FBI. Pedidos feitos antes com essa mesma prerrogativa eram negados pela CIA, que reiterava a inexistência de informações sobre Chomsky.

Um memorando de junho de 1970, porém, cita o ativista ao falar de uma viagem de norte-americanos ao que, na época, era o Vietnã do Norte. Um oficial da CIA afirma que a viagem foi feita “com apoio de Noam Chomsky” e pede informações sobre as pessoas associadas. O memorando ainda discute as atividades de Chomsky em detalhes.

Segundo um especialista em cooperação CIA-FBI e coelta de informações consultado pela revista, a comunicação confirma que havia informações sobre o ativista e que um novo relatório foi feito a pedido da CIA. Como a agência agora nega a existência de arquivos, é provável que eles tenham sido destruídos. 

A CIA ainda não comentou sobre o memorando divulgado pela Foreign Policy. Confira o documento que a agência repassou à revista:

CIA-FBI Referred Doc

http://www.scribd.com/embeds/159950486/content?start_page=1&view_mode=scroll&show_recommendations=true

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)CIAEspionagem

Mais de Mundo

Suspeito de assassinato de Charlie Kirk é acusado e pode receber pena de morte

Governo argentino anuncia processo para privatizar parcialmente suas três usinas nucleares

Luigi Mangione, acusado de matar CEO de seguradora, será julgado em dezembro nos EUA

Trump estende prazo para resolver venda do TikTok até 16 de dezembro