Para eles, águas barrentas como as de enchentes são um esconderijo perfeito (Arturo de Frias Marques/Wikimedia Commons)
Agência de notícias
Publicado em 2 de fevereiro de 2025 às 15h12.
Milhares de pessoas receberam ordens de evacuação em Queensland, no Nordeste da Austrália, devido às chuvas torrenciais que atingem a região desde a sexta-feira passada. Autoridades australianas alertaram a população que os temporais devem continuar nos próximos dias e que essas podem ser as piores chuvas a atingir a região. Também foi dado um alerta para atenção com crocodilos.
Enxurradas arrastaram veículos e inundaram as cidades de Townsville e Ingham. Uma mulher se afogou quando o barco em que tentava fugir de seu bairro alagado virou, em Ingham. Acumulados de mais de 900 mm em 24 horas têm sido registrados.
Um alerta especial para o perigo de encontros com crocodilos foi emitido. O Departamento de Meio Ambiente, Ciência e Inovação de Queensland advertiu a população para ter cuidado com crocodilos que podem estar à espreita nas águas da enchente. Para eles, águas barrentas como as de enchentes são um esconderijo perfeito.
“Durante as inundações, os crocodilos podem aparecer em lugares onde não foram vistos antes, enquanto se movimentam em busca de águas mais calmas”, disse o departamento num comunicado. “Espere crocodilos em todos os cursos d'água do norte e do extremo norte de Queensland, mesmo que não haja placas de aviso”, advertiu a nota do departamento.
Essa província australiana é conhecida pelos salties, crocodilos de água salgada, que podem ser encontrados em estuários de rios e até em praias. Diferentemente da maioria das espécies de crocodilos, eles são mais agressivos e podem atacar seres humanos, embora os ataques sejam raros. Donos de mandíbulas poderosas, esses répteis são os maiores crocodilos do mundo, chegando a mais de seis metros de comprimento.
Em 2019, Queensland sofreu uma das piores chuvas da história da Austrália e mais de 200 mil pessoas foram afetadas.
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, disse que o governo está enviando equipes para Queensland.