omem caminha em meio à inundação causada por fortes chuvas em Chennai, na Índia. (P. Ravikumar/Reuters)
Reuters
Publicado em 11 de novembro de 2021 às 11h01.
Chuvas intensas no sul da Índia e no Sri Lanka mataram ao menos 41 pessoas, disseram autoridades nesta quinta-feira, e meteorologistas preveem que os aguaceiros diminuirão nos próximos dias enquanto comunidades prejudicadas se livram da água acumulada.
O Departamento Meteorológico Indiano prevê chuva de leve a moderada na maioria das áreas afetadas e inundações ocasionais em algumas ruas e áreas baixas.
Autoridades do Sri Lanka disseram que se acredita que as chuvas diminuirão a partir desta quinta-feira, já que a pressão baixa que provocou o clima ruim se afastou.
"O pior já passou, e chuvas ocasionais acontecerão", disse Pradeep John, um meteorologista amador muito seguido em Tamil Nadu, o Estado mais afetado da Índia.
"Hoje as chuvas serão intermitentes, com grandes intervalos e nada alarmante."
As chuvas mataram 25 pessoas na ilha-nação de Sri Lanka, a maioria das quais se afogou, e deslizamentos de terra feriram cinco pessoas, segundo autoridades.
Dezesseis pessoas morreram em Tamil Nadu, disse o ministro de gerenciamento de desastres KKSSR Ramachandran em uma coletiva de imprensa. Muitas escolas e faculdades estaduais permaneceram fechadas, e alguns serviços de trem continuam suspensos.