Mundo

Churchill será homenageado em nova nota de 5 libras

Grã-Bretanha irá homenagear o reverenciado estadista em uma nova nota de 5 libras a ser lançada em 2016

Projeto da nota de 5 libras que será lançada como homenagem ao estadista Winston Churchill com sua famosa frase "Não tenho nada a lhes oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor" (Bank of England/Divulgação)

Projeto da nota de 5 libras que será lançada como homenagem ao estadista Winston Churchill com sua famosa frase "Não tenho nada a lhes oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor" (Bank of England/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2013 às 11h22.

Londres - A Grã-Bretanha irá homenagear o reverenciado estadista Winston Churchill em uma nova nota de 5 libras a ser lançada em 2016, e que trará a efígie do político e sua frase mais famosa - "Não tenho nada a lhes oferecer senão sangue, trabalho, lágrimas e suor".

O presidente do Banco da Inglaterra (banco central), Mervyn King, viajou nesta sexta-feira à cidade natal de Churchill, Chartwell, no sul, para fazer o anúncio.

Churchill, primeiro-ministro britânico na época da 2ª Guerra Mundial, já havia sido homenageado em uma moeda de 5 xelins na década de 1960. Ele agora se junta a personalidades como Isaac Newton, William Shakespeare e Charles Dickens, que também já tiveram seus rostos estampados em cédulas no país.

"Sir Winston Churchill foi um líder, orador e escritor britânico realmente grande. Acima disso, ele permanece como um herói de todo o mundo livre", disse King a parentes do homenageado.

Há quatro cédulas de libra em circulação, e a rainha Elizabeth 2ª estampa um lado de todas elas. No outro lado, personalidades nacionais se alternam a cada período de 10 a 20 anos.

O Banco da Inglaterra disse que, embora o plano seja colocar Churchill na nota de cinco libras, essa decisão ainda não foi finalizada.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEuropaInglaterraLibra esterlinaPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez